Combate à Dengue

PRÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO

Durante o Dia Estadual de Combate à Dengue, em 26 de fevereiro, houve um movimento de conscientização também nas escolas Municipais, e a EMEF Alvarenga não ficou de fora. Os alunos tiveram aulas dedicadas sobre a doença, sua transmissão, seus sintomas e a forma mais eficiente de evitá-la: impedir a reprodução do mosquito, evitando deixar água parada.
Após a teoria, os alunos partiram para a prática: um grupo confeccionou cartazes para expor o que tinha aprendido, outro se envolveu num mutirão para retirar do bosque qualquer possível criadouro do mosquito e a 6ª A visitou, juntamente com o Prof. Ademar, diversos locais nas proximidades do CEU onde são jogados lixo e outros materiais. Segundo o relato de moradores em entrevistas colhidas pelos alunos, o lixo e o entulho ali depositados (geralmente à noite), além de aumentar o risco de contrair doenças, acabam colocando em risco quem passa pelo local, devido ao intenso trânsito de veículos na região.
Muitos dos materiais encontrados pelos alunos poderiam ser reciclados ou reaproveitados, como garrafas pet, pneus, plásticos, vidro, madeira, móveis velhos, além de entulho de obras. A reciclagem poderia ser uma solução, pois geraria renda aos próprios moradores da região, revertendo em melhorias ao próprio bairro. Ao invés disso, esses materiais degradam o ambiente e acabam acumulando água, tornando-se focos de proliferação do mosquito da dengue, além de atrair outros insetos e roedores que transmitem várias doenças.
Muitas vezes, apenas vivenciando uma parte do problema ocorre uma verdadeira conscientização. Os próprios alunos se surpreenderam com a quantidade de materiais ali descartados e tiveram que caminhar por sobre o lixo para chegar ao local de maior degradação, já que não há calçada e o tráfego de veículos pela estrada era intenso naquele momento. Foi uma triste e prática oportunidade de desenvolver a conscientização dos alunos para o combate à degradação do espaço e para a construção de um ambiente que propicie uma vida saudável.

COMBATE À DENGUE

A dengue é muito perigosa; por isso nós temos que ter muito cuidado.
No dia 26 de fevereiro de 2010, nós da 6ª série da EMEF CEU Alvarenga fomos para uma caminhada. Fomos às casas da região, entrevistar moradores. Nós e ao professores tínhamos que andar sobre o lixo para ver se tinha água parada, água em pneus. Nós tiramos fotos para levar para ver se a prefeitura faz alguma coisa.
Perguntamos para alguns moradores e eles falaram que a prefeitura nunca limpou a Praia Leblon. Temos que fazer alguma coisa. Para preservar o meio ambiente. A dengue mata, temos que ter cuidado. Tomara que a prefeitura faça alguma coisa porque, senão, vai prejudicar muito o meio ambiente.
Nós fomos ao combate à dengue. Saímos da EEF CEU Alvarenga, às 10h30 e voltamos às 11h45, na Estrada do Alvarenga, entre os números 4.000 e 4.600, Parque Doroteia e Praia Leblon.
Alunos da 6ª A – Thayná, Suany, Brenda e Ariane.

DIA DE COMBATE Á DENGUE

Nós da 6ª série A do CEU Alvarenga, no dia 26 de fevereiro, sexta feira, saímos da escola para o Dia do Combate à Dengue. Passamos pelo Parque Doroteia até a Praia Leblon. Pudemos perceber muito lixo em diversos locais, principalmente pneus velhos com água parada.
Os alunos também entrevistaram alguns moradores que nos informaram da desatenção da prefeitura com sua saúde e com os terrenos com lixo. Em muitos casos, eles falaram que tem medo da dengue naquele local.
Retornamos à escola às 11h45.
Alunos da 6ª A – Wemerson, Phelipe, Wesley – Lucas – Rodrigo.

RELATÓRIO

No dia 26 de fevereiro, sexta-feira, tivemos uma atividade um pouco diferente. Nós fomos ao bairro Praia Leblon para observar pelas ruas o lixo e o que causa a dengue. Entrevistamos várias pessoas que reclamaram do lixo acumulado e da prefeitura que não faz nada. Quanto a isso, o lixo está acumulado há mais de 8 anos.
Várias pessoas disseram que o maior perigo é acidente porque o lixo fica nas calçadas dificultando assim a passagem.
Duas em cada três pessoas disseram que já fizeram várias denúncias à prefeitura, mas a resposta dele é sempre a mesma: “Só podemos autuar se for fotografado alguém jogando lixo.”
O cheiro incomoda principalmente quem mora por lá. Além disso, o perigo da dengue. Há vários pneus acumulados de água.
Nós passamos entre os números 4.000 e 4.600 e pelos bairros Parque Doroteia e Praia Leblon.
Deixamos um recado: “Cuidem do nosso planeta”.
Não é à toa que andam acontecendo vários desastres ecológicos
Alunas da 6ª A – Taís, Eduarda, Joice e Beatriz

RELATÓRIO

No dia 26 de fevereiro, às 10h30, nós da 6ª A, saímos do CEU Alvarenga para ir às ruas para pesquisar sobre a dengue. Fomos à Praia Leblon para entrevistar as pessoas, para falar sobre a dengue um pouco. Elas falaram que no bairro onde elas moram, há mais de 15 anos existe lixo naquele espaço.
Na estrada encontramos muito entulho, pneus e muitos potinhos de sorvete, cheios de água que podem trazer dengue e vidros que se pode reciclar e fazer novos vidros. Assim que acabou a nossa pesquisa, retornamos às 11h45.

Alunas de 6ªA – Thaislaene e Adrielle

COMBATE À DENGUE

No dia 26 de fevereiro, nós da 6ª A fomos para a rua verificar a dengue. Nós vimos muita água em pneus, garrafas, potes etc.
Nós entrevistamos muitas pessoas, na Estrada do Alvarenga, números 4.000 e 4.600 nos bairros Parque Doroteia e Praia Leblon.
Nós vimos muitos lixos, nós passamos em ferros-velhos e vimos muitos pneus, garrafas cheias de água e muita sujeira.
A dengue é muito perigosa. Por isso, nós temos que ter muito cuidado com a dengue. Nós da 6ª série da EMEF CEU Alvarenga aprendemos a lição e vamos cumprir.
Alunos da 6ª A – Wagner de Sousa Lopes e Sullivan Rodrigues

RELATÓRIO

Na sexta-feira, dia 26/02/10, nós da 6ª A saímos às 10h30 e retornamos às 11h45. A gente foi lá pra Estrada do Alvarenga entre os números 4.000 e 4.600, bairro Parque Dorotéia. A gente foi fazer tipo uma pesquisa sobre a dengue. Nós vimos uma quantidade imensa de lixo nas calçadas e nas ruas. Tinha telha, pneus com água e com bichos, madeira, fezes, sofás, colchão, vidros etc. Um cheiro horrível, muita lama no chão; não dava pra andar na calçada porque é muito perigoso. Tinha também um buraco imenso na estrada onde tinha muita água suja e focos da dengue.
A comunidade e a prefeitura não fazem nada. Tem que limpar a rua; assim nossa São Paulo será mais limpa.

Alunas da 6ª A – Alice, Andreza e Camila.

Veja as fotos http://picasaweb.google.com/luidcharles/AtividadeSobreADengue?feat=directlink

Comentários