Combate à Dengue

Professor Ademar.
A SAÍDA É A CONSCIENTIZAÇÃO

No dia 26 de fevereiro de 2010, sexta-feira, realizou-se a Campanha de Combate à Dengue, e as escolas municipais participaram do evento, promovendo diversas atividades.
A EMEF CEU Alvarenga também desenvolveu com os alunos atividades de conscientização, confeccionando cartazes, promovendo um mutirão de limpeza do bosque e uma saída com uma turma (6ª. Série A) para o estudo do meio. Visitaram diversos locais às margens da Estrada do Alvarenga, entre os números 4.000 e 4.500, nos bairros Parque Dorotéia e Praia Leblon, onde são jogados lixo e materiais inertes, obstruindo a passagem dos pedestres que forçosamente têm que transitar no leito da estrada, correndo riscos de acidentes.
Além disso, a grande quantidade de lixo ( pets, pneus, plásticos, vidros, madeira e até colchões) acumula água de chuva gerando um ambiente propício à disseminação da dengue e outras doenças.
Os alunos ficaram impressionados com a grande quantidade de pneus ali jogados e questionaram o sentido de se fazer uma Campanha de conscientização na escola quando os órgãos públicos não realizam sua tarefa de fiscalizar e conservar a limpeza nos espaços sob sua responsabilidade. Fizeram também algumas entrevistas com os moradores. Estes afirmaram que já notificaram inúmeras vezes a prefeitura a respeito do problema (pessoas que à noite jogam ali o lixo). Os responsáveis da prefeitura, porém, responderam que é necessário esperar e que apenas quando alguém é autuado mediante foto é que se pode tomar alguma medida.
Enquanto o problema se arrasta, o povo do lugar, segundo a declaração de alguns moradores, corre risco de atropelamento e de contrair doenças como a dengue, a leptospirose etc.
Os próprios alunos, para poderem chegar ao ponto mais crítico de degradação (onde se concentra a maior quantidade de lixo), tiveram que caminhar por sobre o lixo, uma vez que não há calçada e o tráfego de veículos pela estrada era intenso naquele momento.
Cremos que essa saída foi um excelente momento de conscientização dos alunos para o combate à degradação ambiental e construção de um ambiente que propicie uma vida saudável.

Ademar Degasperi

Comentários