Projeto Aquário da sala ambiente de Ciências- fotos dos alunos






Comentários

O nosso querido aluno Lucas da 7º ano A me enviou fotos dos peixinhos que recebeu da nossa escola(projeto aquário da sala ambiente de ciências). Ele sim é um amigo da natureza e respeita os animais. Parabéns Lucas, é uma grande alegria ter você no nosso quadro de alunos.
O nosso aluno Lucas atendendo a pedidos, enviou essas fotos pelo email. Assim foi possível colocar as fotos de alguns peixinhos que foram doados aos alunos.
O Lebiste ou Guppy criado em cativeiro é provavelmente o peixe de aquário mais popular do mundo. Derivado da espécie selvagem Poecilia reticulata (originalmente da América do Sul/Central) ele é pequeno, lindo, pacífico, vivaz e geralmente resistente. Melhor ainda, há uma miríade de variantes coloridas que podem ser colecionadas e facilmente reproduzidas, por isso é uma das melhores escolhas para iniciantes no hobby, especialmente crianças. Tenho certeza que quase todo mundo já se deu conta disso, mas em todo caso: os machos de guppy são aqueles com corpos mais esguios e caudas grandes, enquanto as fêmeas são mais encorpadas (especialmente quando grávidas, o que é quase sempre) e de maneira geral são menos coloridas. Se você olhar com cuidado a nadadeira anal (aquela logo à frente de onde saem as fezes) vai ver também a diferença entre a nadadeira normal em forma de leque da fêmea, e a nadadeira modificada em forma de tubo do macho (gonopódio).

Guppies são razoavelmente tolerantes às condições da água e muitos iniciantes conseguem mantê-los vivos por um ano ou dois sem fazer nenhum tipo de monitoramento, mas se você tentar manter um pH estável de neutro a levemente alcalino (7.0-7.5), temperatura estável em torno de 26-28°C, e uma boa rotina de manutenção, vai ter guppies mais coloridos, mais saudáveis e de vida mais longa (3-5 anos). Alimentar guppies é banal, eles estão sempre com fome e aceitam todos os tipos de comida, mas existem rações comerciais especializadas para favorecer o crescimento da cauda e a coloração.

Reproduzir guppies é essencialmente automático, basta adicionar água. Muitas vezes você nem precisa de um macho, já que as fêmeas conseguem estocar esperma e já vêem grávidas da loja. Como todo mundo sabe, eles são vivíparos portanto os filhotes se desenvolvem dentro da mãe e ela os expele já plenamente formados, como versões miniaturas dos pais. Guppies NÃO são bons pais, eles comem na hora seus próprios filhotes se puderem, por isso são necessários criadouros especiais se você quiser criar os filhotes. Em um aquário bem plantado, muitos bebês conseguem sobreviver por sí só, escondendo-se por entre a vegetação, e assim que atingem um tamanho razoável já estão a salvo dos adultos.

Como já mencionado, existem muitas variedades (linhagens) de guppies, e criadores de guppy em muitos países são bastante dedicados e organizados, formando clubes, realizando eventos, competições e leilões. Ao passo que guppies "vira-latas" são tão baratos que são frequentemente usados como alimento vivo, as linhagens bem desenvolvidas chegam a atingir preços bem impressionantes.
Contribuído por Marcos Avila
http://www.aquahobby.com/gallery/b_guppy.php
Costumes Reprodutivos: O Lebiste é uma espécie vivípara não-placentária (antigamente chamados de ovovivíparos) em que houve uma mudança na nadadeira anal do macho, para um órgão copulador chamado "Gonopódio". É com este órgão que o macho copula com a fêmea. Com uma alta taxa reprodutiva, é aconselhável um aquário bem cheio de plantas, pois é costume dos lebistes comerem seus recém-nascidos no aquário.
Contribuído por André Ti-Won

http://www.aquahobby.com/gallery/b_guppy.php
Estamos aguardando mais fotos de outros alunos que ganharam os peixinhos nascidos em nosso aquário.
marlene sabino disse…
As fotos estão lindas!
O gesto de acolher os peixinhos e cuidar deles com carinho, demonstram a importância do amor e respeito à natureza.
Parabéns.
IgOr SiQuEiRa disse…
que bonito o aquario
iasmin disse…
Esse aquario e muito bonitoo, gostei muito
Wemerson disse…
Ótimo blog falando sobre a nossa escola, nos informa sobre as novidades e o projeto aquario sala ambiente está sendo uma grande honra "conviver" lado a lado com pequenos peixes.
phelipe disse…
o aquario ta bonito belos peixes.
Lucas disse…
pena que retiraram o aquario da nossa sala de ciencias por motivos infantis
Unknown disse…
São bonitinhos e fofinhos mas morreram meus pasames
tayna disse…
Olá gente eu queria falar sobre o aquário!!!!!Uns dos aquários da nossa escola,pessoas jogaram detergente e só conseguiram salvar dois filhotes e um dos dois morreram e todos da sala da 6ºA gostariam de ter o AQUÁRIO de volta na sala de ciências ter peixinhos na sala de aula e o maior presente que todos poderão ter cuide mais da sala de ciências pois os peixes deixam a sala mais calma.....