Amigos do Zippy-projeto de 2010


Professora Lucimara SAP

Este programa tem como objetivo melhorar a capacidade das crianças de reconhecer emoções desagradáveis e identificar diferentes estratégias para lidar com esses sentimentos.
Há várias habilidades essenciais que devemos cultivar para lidar melhor com as adversidades do nosso dia-a-dia. Uma das habilidades mais básicas é conseguir reconhecer nossos próprios sentimentos e entender como agimos quando experimentamos emoções desagradáveis.
Comecei a aplicar este programa  no mês de Abril, as atividades são desenvolvidas uma vez por semana em cada grupo. Muitas vezes os módulos precisam ser divididos em duas aulas, para que atendam ao envolvimento e participação dos alunos nas atividades, e deve ser trabalhado até o mês de Novembro, quando terei o último encontro no curso Formação para professores, pois antes de aplicar o módulo com os alunos, lemos, discutimos e desenvolvemos todas as atividades no grupo de Formação de professores.
Os alunos ouvem histórias, onde os personagens principais são Tiago, sua irmã gêmea Leila, e a amiga deles Sandy. As histórias são divertidas, mas ás vezes as crianças têm problemas. Toda semana teremos brincadeiras e faremos coisas para explorar o que as crianças da história podem fazer quando têm problemas. Nós também vamos explorar o que podemos fazer quando temos problemas e como podemos lidar melhor com eles.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Grupo de Estudo I (SAP) – 4ºA
Alunos do Grupo de Estudo IV (SAP) 5º série
Alunos da 4º série B regular – Professora Fátima
Amigos do ZIPPY está organizado em módulos:
Módulo 1 – SENTIMENTOS
Aula 1 – Tristeza e alegria
Aula 2 – Raiva e irritação
Aula 3 – Ciúme
Aula 4 – Nervosismo
Módulo 2 – COMUNICAÇÃO
Aula 1 – Melhorando a comunicação
Aula 2 – Aprendendo a ouvir
Aula 3 – Quem pode ajudar?
Aula 4 – Dizendo o que você quer dizer


Módulo 3 – COMEÇANDO E INTERROMPENDO RELACIONAMENTOS
Aula 1 – como manter um amigo
Aula 2 – Lidando com a solidão e rejeição
Aula 3 – Como resolver conflitos com os amigos
Aula 4 – como fazer amizades

Módulo 4 – RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Aula 1 – Como reconhecer boas soluções
Aula 2 -  Intimidação e ameaças
Aula 3 – Resolvendo problemas
Aula 4 – Ajudando os outros a resolver conflitos

Módulo 5 – LIDANDO COM MUDANÇAS E PERDAS
Aula 1 – As mudanças e as perdas fazem parte da vida
Aula 2 – Lidando com a morte
Aula 3 – visita a um cemitério
Aula 4 – Aprendendo com as mudanças e perdas

Módulo 6 – NÓS SABEMOS LIDAR COM AS DIFICULDADES
Aula 1 – Formas diferentes de lidar com as dificuldades
Aula 2 – Como ajudar os outros
Aula 3 – Adaptando-se a novas situações
Aula 4 – comemorando juntos

Comentários

É degrande relevância atentar para os sentimentos de nossas crianças, pois é notório a grande dificuldade de lidar com eles. As marcas deixadas são somaticas e vão de certa forma se multiplicando principalmente quando esses são traumáticos.
Parabéns pela iniciativa e sensibilidade por dar atenção as emoções.