Comunicado COTIC SME

PREZADAS(OS) DIRETORAS (ES), PROFESSORAS(ES) E FUNCIONÁRIAS(OS) DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

A Secretaria Municipal de Educação, como toda grande rede, sofreu incidentes críticos em sua infraestrutura de TI nos últimos dias e, por isso, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – COTIC – apresenta esclarecimentos sobre o ocorrido e as ações que vem sendo tomadas para assegurar a continuidade das atividades de professores e funcionários da Rede Municipal.

Em primeiro lugar, esclarecemos que os sistemas de gestão da SME (SGP, SERap, Portal etc.) estão devidamente resguardados em servidores atualizados e protegidos contra qualquer infecção de softwares maliciosos. Dessa forma, o acesso e uso desses sistemas não apresenta qualquer risco aos dispositivos utilizados, quer por meio do acesso via rede da SME, quer pela Internet.

Em segundo lugar, informamos que a COTIC identificou e isolou todos computadores de usuários que apresentavam infecção de softwares maliciosos na semana passada para evitar danos aos usuários e aos dados da secretaria. Além disso, implementou configurações de rede a fim de aprimorar a segmentação das redes e a segurança da informação de forma a minimizar eventuais tentativas de propagação de códigos maliciosos entre as redes das UEs.

Em terceiro lugar, os laboratórios de informática das EMEFs apresentaram incidente em que as estações de trabalhos dos alunos entraram em um ciclo de reinicialização. A COTIC identificou que esse incidente tem como causa conflito entre a versão Google Chrome existente na imagem, com as atualizações fornecidas pela Google. Aplicaremos solução de contorno para permitir o uso dos laboratórios no curto prazo, a qual será informada por este mesmo canal de comunicação. Paralelamente, também prepararemos a distribuição de nova imagem para sanar definitivamente o problema. Importante destacar que esse incidente em nada se relaciona com o incidente de códigos maliciosos. 

Em quarto lugar, temos trabalhado conjuntamente com nossos fornecedores contratados a fim de diminuir o risco de exposição de nossa rede de computadores por meio da atualização de sistemas operacionais e ampliação da cobertura de antivírus. Em paralelo, a COTIC estará disponibilizando novas formas de facilitar a comunicação interna, notadamente aos POIEs e TICs das DREs, visando manter a Rede Municipal informada sobre incidentes ocorridos e ações de ajuste que demandem intervenções descentralizadas.

Por fim, reforçamos que qualquer incidente ou dúvida deve ser comunicado por meio do 0800, que é o canal único de atendimento de suporte de tecnologia da informação, de forma a evitar a propagação de informações destorcidas ou desatualizadas.
        Agradecemos a compreensão de todas e todos.

        Atenciosamente,


        SME COTIC

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