Entrevista concedida pela ex-aluna Marília Manuella

Entrevista/depoimento cedido pela nossa ex-aluna Marília Manuela para a profª Credelania

Se queres que um um filho seja teu orgulho, cabe a ti dar o exemplo à ele para que ele possa te seguir...
Sou Marília Manuella, atualmente estudo Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco. Compreendo bem que estou no início da vida profissional e que provavelmente vou me deparar com muitos desafios, mas aqui pretendo contar um pouco do meu percurso até os dias atuais.
 Apesar de ter morado boa parte da minha infância e adolescência em São Paulo, um período extremamente decisivo na minha formação educacional e principalmente pessoal; eu sou do Recife que é onde moro atualmente. Aqui moro com meus pais e irmã, que é um ano mais velha que eu e também estudou no CEU Alvarenga.
 Para minha família e acredito que para boa parte dos brasileiros, ter um curso superior ainda é quase impossível, financeiramente falando, mas nunca pensei nesse fato como um dificuldade que me fizesse desistir. Aliás, essa foi minha maior motivação para conseguir uma vaga em uma universidade pública.
 Nunca estudei em instituições particulares e apesar do sistema de educação no Brasil não ser o ideal, sempre tive a sorte de estar em boas escolas, rodeada de excelentes professores, pelo qual tenho muito carinho e admiração. Uma dessas escolas foi a EMEF do CEU Alvarenga, onde estudei desde o terceiro até o oitavo ano, em que vivi muitas experiências, fiz muitos amigos e aprendi bastante! Muito mais do que regras gramaticais ou fórmulas matemáticas, eu fui aprendendo a aprender.
Lembro que eu e minha irmã (Mariana Emanoela) passávamos o dia inteiro na escola, de manhã nas aulas do ensino fundamental, com aulas sempre criativas e dinâmicas. Durante a tarde na biblioteca, que foi uma verdadeira fonte de sabedoria, passava horas lá. Além também do projeto em que tinha recreação, teatro, dança, música e esportes. Foi nessa escola em que fui descobrindo o gosto pela música e a vontade entender um novo idioma. Na época fiz aulas de canto no Guri Santa Marcelina, atualmente  continuo estudando, mas agora estudo violão erudito e popular.
 Fiz o ensino médio em Pernambuco, em que conclui em 2014, não consegui aprovação imediata, então estudei mais um ano em curso preparatório, até que no ano seguinte veio a aprovação! Primeiro lugar em cotas da categoria: estudantes de escolas públicas. Algo conquistado pelo esforço pessoal e principalmente pelo apoio e incentivo da minha família que sempre me mandava energias positivas e orações. Também entendo o quanto a escola, de uma forma ampla, cumpriu o seu papel na minha formação moral durante a infância e adolescência, promovendo meu desenvolvimento como pessoa, ampliando meus horizontes, proporcionando novas oportunidades e me preparando para perceber o presente e projetar o futuro. Sou muito grata por tudo isso!
Um grande abraço à todos professores, funcionários, estudantes e pais!
Espero visitá-los um dia!


As irmãs

Marília, profª Credelania e  Mariana

Marília, profª Elis e  Mariana

Profwssores Mitue, Alexandre e Márcio


Mariana , profª Vera e Marília  


Mariana , profª Fran e Marília 





Comentários