Projeto sobre o PL dos Agrotóxicos das professoras Tânia e Ana Rita
Apresentação feita no dia 4/08/2018
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: IMPACTOS DO PL 6299 /2002 PARA
A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
Ana Rita de Jesus de Carvalho – professora de Ciências Naturais
Tania Maria Uehara Alves – professora de Geografia
O desafio de construir um
ambiente investigativo e integrado na escola, no qual os estudantes percebam a
importância dos objetos do conhecimento estudados nas diversas disciplinas e
suas implicações na vida cotidiana tem sido objeto de reflexão entre os
educadores.
A discussão sobre os impactos do
PL 6299/2002, que regula o uso de agrotóxicos no Brasil, apareceu como assunto
de interesse dos alunos do 6º ano em função dos estudos realizados em
diferentes componentes curriculares e das notícias veiculadas pelos meios de
comunicação nos meses de junho e julho. Ao aprofundar os estudos sobre o tema,
surgiu a ideia de ampliar a discussão junto aos demais estudantes do período da
manhã, aos funcionários da escola e aos familiares.
Criar propostas didáticas que
integrem as áreas de Ciências Humanas e Naturais na compreensão dos fenômenos e
práticas sociais que impactam a vida cotidiana e, ao mesmo tempo fomentar a
participação dos alunos e engajá-los em seu processo de aprendizagem constituem
o cerne das nossas ações nesse trabalho.
Temos como objetivos da sequência
didática:
·
Organizar os estudos realizados pelos estudantes
do 6º ano, nas disciplinas Ciências
Naturais e Geografia, de modo que todos tenham a oportunidade de
apresentar e discutir junto aos demais alunos e alunas do período da manhã,
funcionários e familiares, informações relacionadas: à importância e uso de
agrotóxicos no Brasil; as consequências do uso inadequado à saúde de
trabalhadores e consumidores e ao meio ambiente; a formulação de leis e o poder
legislativo no país; o teor do projeto de regulação de uso dos agrotóxicos
encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados.
·
Discutir, junto à comunidade escolar, os
impactos do PL 6299/2002 (que dispõe sobre:
pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte,
o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a
importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o
registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de
agrotóxicos, seus componentes e afins).
·
Propor ações resultantes das discussões
efetuadas sobre a temática.
Estamos agora na fase final de
preparação das apresentações do tema aos demais alunos e alunas da EMEF. Tem
sido uma experiência muito significativa para todos os estudantes, pois demonstram
pleno engajamento para compor o trabalho coletivo.
Ana Rita de Jesus de Carvalho –
professora de Ciências Naturais
Tania Maria Uehara Alves – professora
de Geografia
Fotos cedidas pel@s professor@s Lucimara, Francisco e Elisângela.
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