Projeto sobre o PL dos Agrotóxicos das professoras Tânia e Ana Rita

Apresentação feita no dia 4/08/2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:  IMPACTOS DO PL 6299 /2002 PARA A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE



Ana Rita de Jesus de Carvalho – professora de Ciências Naturais
Tania Maria Uehara Alves – professora de Geografia



O desafio de construir um ambiente investigativo e integrado na escola, no qual os estudantes percebam a importância dos objetos do conhecimento estudados nas diversas disciplinas e suas implicações na vida cotidiana tem sido objeto de reflexão entre os educadores.
A discussão sobre os impactos do PL 6299/2002, que regula o uso de agrotóxicos no Brasil, apareceu como assunto de interesse dos alunos do 6º ano em função dos estudos realizados em diferentes componentes curriculares e das notícias veiculadas pelos meios de comunicação nos meses de junho e julho. Ao aprofundar os estudos sobre o tema, surgiu a ideia de ampliar a discussão junto aos demais estudantes do período da manhã, aos funcionários da escola e aos familiares.
Criar propostas didáticas que integrem as áreas de Ciências Humanas e Naturais na compreensão dos fenômenos e práticas sociais que impactam a vida cotidiana e, ao mesmo tempo fomentar a participação dos alunos e engajá-los em seu processo de aprendizagem constituem o cerne das nossas ações nesse trabalho.
Temos como objetivos da sequência didática:
·         Organizar os estudos realizados pelos estudantes do 6º ano, nas disciplinas Ciências Naturais e Geografia, de modo que todos tenham a oportunidade de apresentar e discutir junto aos demais alunos e alunas do período da manhã, funcionários e familiares, informações relacionadas: à importância e uso de agrotóxicos no Brasil; as consequências do uso inadequado à saúde de trabalhadores e consumidores e ao meio ambiente; a formulação de leis e o poder legislativo no país; o teor do projeto de regulação de uso dos agrotóxicos encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados.
·         Discutir, junto à comunidade escolar, os impactos do PL 6299/2002 (que dispõe sobre: pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins).
·         Propor ações resultantes das discussões efetuadas sobre a temática. 
Estamos agora na fase final de preparação das apresentações do tema aos demais alunos e alunas da EMEF. Tem sido uma experiência muito significativa para todos os estudantes, pois demonstram pleno engajamento para compor o trabalho coletivo.

Ana Rita de Jesus de Carvalho – professora de Ciências Naturais
Tania Maria Uehara Alves – professora de Geografia
Fotos cedidas pel@s professor@s Lucimara, Francisco e Elisângela.


















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