SAÍDA PEDAGÓGICA AO SÍTIO DO VOVÔ JOAQUIM, EM PARELHEIROS.


No último dia 22 visitamos o “Sítio do vovô Joaquim”, na Associação Campestre de São Paulo, localizada em Parelheiros. Como sabemos, aquele espaço fez a opção pela agricultura orgânica há aproximadamente 5 anos e hoje cultiva uma grande variedade de vegetais e hortaliças como batata doce, cenoura, mandioquinha, gengibre, açafrão, repolho, alface entre outros.
Essa saída pedagógica faz parte das atividades de estudo do meio, contempladas no projeto Sementes cujos objetivos são conscientizar os alunos sobre as diferenças entre a agricultura familiar e a agricultura comercial, a importância de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos e a possibilidade dessa produção familiar ocorrer ainda em uma propriedade rural, situada nos limites do território do município de São Paulo, mostrando assim as contradições da produção do espaço geográfico.
A recepção, como sempre, foi muito agradável. Seu Joaquim e sua família trataram logo de acolher as crianças de um modo muito atencioso e afetuoso. Saímos para observar as várias plantações: os alunos com suas pranchetas e a “atividade de campo” com o questionário a ser preenchido, divididos em grupos e acompanhados pelos professores e sendo atentamente municiados de informações pelos familiares e pelo próprio vovô Joaquim que, ao sair e pegar seu enxadão para mostrar “in loco” como se colhia algumas espécies, disse, em tom jocoso, que também levava a sua caneta (o enxadão).
Ao regressarmos do campo a mesa foi posta e os alunos, entre mordidas em sanduíches e goles de sucos, continuaram com o bombardeio de perguntas sobre os afazeres do sítio, como plantavam, quanto tempo para plantar e para colher cada espécie, como vendiam o excedente, quantidade colhida e preço conseguido etc.
Acreditamos que essa parte do processo de aprendizagem seja dos mais eficazes e agradáveis possível, pois permite aos estudantes complementar aquilo que têm em sala de aula, de forma teórica, com o exercício da observação da concretude em campo.
Agradecemos a oportunidade e a possibilidade de novas parceria como essa com o sítio do vovô Joaquim; que ela tenha continuidade e que outros parceiros possam surgir para a efetivação dos projetos escolares, dada a importância que têm para a vida acadêmica.

Professores Genario, Lucia e Cordeiro
Secretária  Sílvia
ATE André

 (Texto de autoria do professor Genario docente de Geografia ) 













































Comentários