PLANO DE BAIRRO E O DIREITO À CIDADE

A pandemia trouxe muitos efeitos para a educação, sobretudo aos estudantes da escola pública, que sofreram com as dificuldades de acesso, permanência e continuidade do ensino, gerando perdas no convívio com os colegas e nas aprendizagens.

Em pesquisa socioeconômica realizada junto a 358 estudantes frequentes do Ensino Fundamental II em 2022 (90% do total), apurou-se, entre outras informações que: 40,5% dos educandos tiveram perdas de familiares e amigos vitimados pela Covid-19; 43,4% alegam enfrentar problemas emocionais diversos entre membros da família; 25,3% possuem problemas financeiros e 27,2% fazem suas refeições principais na escola.

O objetivo central do PROJETO PLANO DE BAIRRO E O DIREITO À CIDADE é conhecer e pensar o território, a qualidade de vida nos bairros do entorno da escola, seus problemas e pontos positivos, trazendo estudantes e familiares a refletir sobre as condições do lugar em que vivem, no contexto da cidade.  E desse modo, se perceberem como sujeitos capacitados a escolhas e decisões coletivas que possam garantir a conquista de direitos.


VÍDEO 01

O primeiro vídeo tem como objetivo apresentar, de modo sintético, a raiz do Projeto Plano de Bairro e o Direito à Cidade, seu início e primeira etapa desenvolvida, entre 2020 e 2021.

Aqui, é demonstrado como as Oficinas de Arquitetura e Urbanismo – realizadas em parceria com professores da EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos e a organização social Garagem Cultural, no escopo do Trabalho Final de Graduação do arquiteto e urbanista Leonardo Rodrigues – fundamentaram a proposta para o Projeto, agora articulado dentro do ambiente escolar.

A partir disso, é apresentado o desenvolvimento da atividade principal do Projeto: o Jogo Banco Imobiliário Pedreira. Este jogo foi pensado de modo a constituir uma ferramenta de trabalho para diversos estudos interdisciplinares, fomentando o olhar crítico para o território, com seus problemas e potenciais, proporcionando debates ricos para elaboração de propostas de melhoria e construção de um território de desejos por parte dos estudantes, familiares professores e colaboradores envolvidos. Esta etapa foi desenvolvida com os alunos dos 9ºs anos A, B e C. Assim, este vídeo constitui a apresentação da primeira etapa do Projeto.

https://drive.google.com/file/d/1sIv4MWqdfDiLGfKWdceZXwD6mMk0kS7b/view?usp=sharing

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VÍDEO 02

O segundo vídeo tem como objetivo apresentar, de modo sintético, a segunda etapa do Projeto Plano de Bairro e o Direito à Cidade, que ocorreu no primeiro semestre de 2022, com estudantes do 8º ano A e B. A proposta do projeto para essa etapa era, primeiramente, realizar um breve estudo da região da Pedreira, seus pontos positivos e negativos e então realizar a vivência do jogo. Para isto foram realizadas Oficinas de Arquitetura e Urbanismo e então a apresentação do Jogo Banco Imobiliário Pedreira.

Começando com as Oficinas, os estudantes realizaram diversas atividades teórico-práticas de modo a fomentar debates sobre a região da Pedreira e os seus problemas, sendo a atividade final a proposta de desenhos de intervenções de arquitetura e urbanismo em algum local da região. Aqui, os estudantes puderam entender melhor o papel de um arquiteto e urbanista, como o organizador arquiteto Leonardo, bem como o papel de qualquer outro cidadão: um ser político.

Após esta primeira etapa, segue-se então com a vivência do Jogo Banco Imobiliário Pedreira. Para usufruir plenamente de todos os conceitos e debates que o Jogo levanta, mais do que a vivência, foi também realizada a apresentação do passo a passo da construção do Jogo. Isto ocorreu intercalando conteúdos expositivos, como fotos e vídeos do processo em slides, bem como recriando as atividades principais, realizadas com os 9ºs anos na concepção do jogo, agora com os estudantes dos 8ºs anos. Desta forma, mais do que apenas realizar a vivência, os estudantes se apropriaram plenamente do jogo e de seu processo de criação. Assim, este vídeo constitui a apresentação da segunda etapa do Projeto.

https://drive.google.com/file/d/18QZlwlCTNDERFnlpWF0hZrqLUNG5s34r/view?usp=sharing

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VÍDEO 03

O terceiro vídeo tem como objetivo apresentar, de modo sintético, atividades realizadas com estudantes com deficiência, entre 2020 e 2021. De modo a exemplificar o trabalho de um dos 12 estudantes atendidos pela EMEF. Realizadas durante a pandemia, estas atividades aconteceram de maneira integral no modo remoto, no qual os professores se dedicavam a estes estudantes durante e pós os horários das aulas, bem como auxiliando no fornecimento de materiais de estudo, como livros, cadernos e ferramentas de Matemática.

Neste vídeo, de modo a exemplificar mais profundamente o trabalho realizado, é apresentado o processo de alfabetização do Pedro, contado por ele mesmo, pela professora Marli (Arte) e por sua mãe, Ana Paula. Aqui, é possível entender como o esforço dos professores, família e do próprio estudante foram fundamentais para que Pedro pudesse se desenvolver em diversos aspectos. É importante destacar como o processo de alfabetização foi construído e conectado à vivência de Pedro com o Jogo Banco Imobiliário, o qual ele então pôde jogar, entender e debater sobre os temas abordados, aprendendo e se divertindo com seus colegas.

https://drive.google.com/file/d/1CoUyiFikVmkjGE4KMsLCdXydvIZTesgd/view?usp=sharing

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