PLANO DE BAIRRO E O DIREITO À CIDADE
A pandemia
trouxe muitos efeitos para a educação, sobretudo aos estudantes da escola
pública, que sofreram com as dificuldades de acesso, permanência e continuidade
do ensino, gerando perdas no convívio com os colegas e nas aprendizagens.
Em pesquisa socioeconômica realizada junto a 358 estudantes frequentes
do Ensino Fundamental II em 2022 (90% do total), apurou-se, entre outras
informações que: 40,5% dos educandos tiveram perdas de familiares e amigos
vitimados pela Covid-19; 43,4% alegam enfrentar problemas emocionais diversos
entre membros da família; 25,3% possuem problemas financeiros e 27,2% fazem
suas refeições principais na escola.
O objetivo central do PROJETO PLANO DE BAIRRO E O DIREITO À
CIDADE é conhecer e pensar o território,
a qualidade de vida nos bairros do entorno da escola, seus problemas e pontos
positivos, trazendo estudantes e familiares a refletir sobre as condições do
lugar em que vivem, no contexto da cidade.
E desse modo, se perceberem como sujeitos capacitados a escolhas e
decisões coletivas que possam garantir a conquista de direitos.
VÍDEO 01
O primeiro vídeo tem como
objetivo apresentar, de modo sintético, a raiz do Projeto Plano de Bairro e o
Direito à Cidade, seu início e primeira etapa desenvolvida, entre 2020 e 2021.
Aqui, é demonstrado como as
Oficinas de Arquitetura e Urbanismo – realizadas em parceria com professores da
EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos e a organização social Garagem
Cultural, no escopo do Trabalho Final de Graduação do arquiteto e urbanista
Leonardo Rodrigues – fundamentaram a proposta para o Projeto, agora articulado
dentro do ambiente escolar.
A partir disso, é apresentado o
desenvolvimento da atividade principal do Projeto: o Jogo Banco Imobiliário
Pedreira. Este jogo foi pensado de modo a constituir uma ferramenta de trabalho
para diversos estudos interdisciplinares, fomentando o olhar crítico para o
território, com seus problemas e potenciais, proporcionando debates ricos para
elaboração de propostas de melhoria e construção de um território de desejos
por parte dos estudantes, familiares professores e colaboradores envolvidos.
Esta etapa foi desenvolvida com os alunos dos 9ºs anos A, B e C. Assim, este
vídeo constitui a apresentação da primeira etapa do Projeto.
https://drive.google.com/file/d/1sIv4MWqdfDiLGfKWdceZXwD6mMk0kS7b/view?usp=sharing
FACEBOOK: https://fb.watch/eK5RCfwB40/
VÍDEO 02
O segundo vídeo tem como objetivo
apresentar, de modo sintético, a segunda etapa do Projeto Plano de Bairro e o
Direito à Cidade, que ocorreu no primeiro semestre de 2022, com estudantes do
8º ano A e B. A proposta do projeto para essa etapa era, primeiramente,
realizar um breve estudo da região da Pedreira, seus pontos positivos e
negativos e então realizar a vivência do jogo. Para isto foram realizadas
Oficinas de Arquitetura e Urbanismo e então a apresentação do Jogo Banco
Imobiliário Pedreira.
Começando com as Oficinas, os
estudantes realizaram diversas atividades teórico-práticas de modo a fomentar
debates sobre a região da Pedreira e os seus problemas, sendo a atividade final
a proposta de desenhos de intervenções de arquitetura e urbanismo em algum
local da região. Aqui, os estudantes puderam entender melhor o papel de um
arquiteto e urbanista, como o organizador arquiteto Leonardo, bem como o papel
de qualquer outro cidadão: um ser político.
Após esta primeira etapa,
segue-se então com a vivência do Jogo Banco Imobiliário Pedreira. Para usufruir
plenamente de todos os conceitos e debates que o Jogo levanta, mais do que a
vivência, foi também realizada a apresentação do passo a passo da construção do
Jogo. Isto ocorreu intercalando conteúdos expositivos, como fotos e vídeos do
processo em slides, bem como recriando as atividades principais, realizadas com
os 9ºs anos na concepção do jogo, agora com os estudantes dos 8ºs anos. Desta
forma, mais do que apenas realizar a vivência, os estudantes se apropriaram
plenamente do jogo e de seu processo de criação. Assim, este vídeo constitui a
apresentação da segunda etapa do Projeto.
https://drive.google.com/file/d/18QZlwlCTNDERFnlpWF0hZrqLUNG5s34r/view?usp=sharing
FACEBOOK: https://fb.watch/eK5UvjSg2p/
YOUTUBE: https://youtu.be/N5DeZHmX1oU
VÍDEO 03
O terceiro vídeo tem como
objetivo apresentar, de modo sintético, atividades realizadas com estudantes
com deficiência, entre 2020 e 2021. De modo a exemplificar o trabalho de um dos
12 estudantes atendidos pela EMEF. Realizadas durante a pandemia, estas
atividades aconteceram de maneira integral no modo remoto, no qual os
professores se dedicavam a estes estudantes durante e pós os horários das
aulas, bem como auxiliando no fornecimento de materiais de estudo, como livros,
cadernos e ferramentas de Matemática.
Neste vídeo, de modo a
exemplificar mais profundamente o trabalho realizado, é apresentado o processo
de alfabetização do Pedro, contado por ele mesmo, pela professora Marli (Arte)
e por sua mãe, Ana Paula. Aqui, é possível entender como o esforço dos
professores, família e do próprio estudante foram fundamentais para que Pedro
pudesse se desenvolver em diversos aspectos. É importante destacar como o
processo de alfabetização foi construído e conectado à vivência de Pedro com o
Jogo Banco Imobiliário, o qual ele então pôde jogar, entender e debater sobre
os temas abordados, aprendendo e se divertindo com seus colegas.
https://drive.google.com/file/d/1CoUyiFikVmkjGE4KMsLCdXydvIZTesgd/view?usp=sharing
FACEBOOK: https://business.facebook.com/laboratoriodeinformatica/videos/1104205033517985/
YOUTUBE: https://youtu.be/Yz3tsWjpQO0
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