Ações de sensibilização para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
As estudantes de pedagogia da UNIVESP Fabiana Marques Antunes, Karoline Regina Ferreira Telles Ferraz dos Santos e Mariana de Paiva Viana em parceria com a PAEE (Professora de Atendimento Educacional Especializado ) Simonica prepararam um plano de aula como proposta de estágio das estudantes citadas anteriormente.
O plano de aula consiste em 3 etapas:
1º – Contar uma história Nome do Livro: Tomas o Tomatinho Autores: Alunos de Psicologia de 5º semestre da Universidade Paulista – UNIP O objetivo deste livro é abordar de forma lúdica e compreensível como uma criança autista pode interagir e ser incluída no ambiente escolar.
2º – Aplicação de uma atividade Consiste em entregar o desenho de uma fruta (opções diferentes) para cada criança, esse desenho deverá ser colorido e recortado do papel.
3º – Roda de conversa Levantar as características das diferentes frutas, como cor, textura e tamanho; Pedir para as crianças depositarem seus desenhos em um pote grande, e misturar os desenhos até que vire uma salada de frutas. Com isso, visamos estimular a valorização das diferenças e semelhanças, e propor uma reflexão sobre valores como o respeito e a empatia e a importância da inclusão em todos os contextos.
Materiais que serão levados para a aplicação: desenhos de frutas e uma vasilha grande
Materiais que a escola irá fornecer: lápis de cor e tesouras.
Comentários