4ºs Anos

ATIVIDADE - 16/06/2020
ATIVIDADE - 12/06/2020
1. Abaixo tem dois mapas, um com o nome dos alimentos e outro que demonstra os estados que tem atividade pecuária e ordenha de vacas.
- PODEM ESCREVER NOS COMENTÁRIOS;
ABRAÇOS,
PROFESSORA ANTONIA
PROFESSORA MAIRA
ATIVIDADE - 12/06/2020
O LONGO CAMINHO DOS
ALIMENTOS
Vacas ordenhadas 2016
Assim como o sorvete e vários
alimentos considerados “mais gostosos”, outros alimentos são necessários e
importantes para que as pessoas possam viver com saúde e numa situação de
bem-estar.
Ao longo do tempo, os alimentos
fizeram mais do que simplesmente proporcionar sustento para os seres humanos;
eles agiram como um elemento importante para a transformação e a organização
social. Isso ocorreu quando a agricultura e a criação de animais (pecuária)
tornou possível que vários povos se fixassem, tornando-se sedentários, ou seja,
estabelecendo-se ou morando de forma mais permanente num determinado lugar, o
que fez com que alguns povos não precisassem deslocar-se longas distâncias de
um território para outro em busca de alimentos.
1. Faça
uma lista com os principais alimentos derivados do leite de vaca:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
1. Abaixo tem dois mapas, um com o nome dos alimentos e outro que demonstra os estados que tem atividade pecuária e ordenha de vacas.
Com ajuda do mapa abaixo, escreva o
nome dos estados que realizam essa atividade econômica.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome:
_____________________________________________Data: _____________


A galinha e os ovos
de ouro
Um camponês e sua esposa possuíam
uma galinha que todo dia botava um ovo.


Mas o ovo que todo dia sem falta
botava era de ouro.


Supondo que
dentro dela devia haver uma grande quantidade de ovos de ouro, eles a mataram
para que pudessem pegar todos os ovos de uma só vez.


Para sua surpresa, viram que a
galinha era igual às outras galinhas.


Fábula
de Esopo.


Moral da história:


Quem tudo quer tudo perde.


Vamos pensar
sobre o tema
Avareza


Se
a galinha fosse como as outras e só pusesse ovos comuns, a mulher trataria dela
tão bem? Por quê?

_______________________________________________________________


_______________________________________________________________


_______________________________________________________________


Quais os
personagens do texto?

_______________________________________________________________


_______________________________________________________________


_______________________________________________________________


O que você faria se fosse o
dono da galinha?
_______________________________________________________________


_______________________________________________________________


_______________________________________________________________



Estudando
gramática
Adjetivos


Adjetivo
é a palavra
variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando qualidade, estado ou aparência.
Exemplo:

A
manga está madura.

Manga-
substantivo

madura
–adjetivo

Os
adjetivos são classificados em:

Simples – formado por uma só palavra.

Exemplos: A
mulher é alta, bonita e gentil.
Composto
– formado por duas ou mais
palavras.
Exemplos: navio
luso-brasileiro camiseta rubro-negra
Os adjetivos compostos podem ser ligados
por hífen ou não.

Exemplos:
alvinegro
- azul-marinho

Primitivo – serve de base
para a formação
|
|
de novas palavras, mas não se
origina de
|
|
outras.
|
|
Exemplos: camisa verde homem
triste
|
|
Derivado – quando provém de
outra palavra,
|
|
que pode ser um substantivo,
verbo ou
|
|
adjetivo.
|
|
Exemplos:
|
|
homem famoso (fama)
|
|
menino tristonho (triste)
|
|
Adjetivo pátrio – exprime a
nacionalidade
|
|
ou a origem de um ser.
|
|
Exemplo:
|
|
Ele é brasiliense, pois nasceu
em Brasília.
|
Veja
alguns exemplos.
Alemanha
|
alemão
|
Argentina
|
argentino
|
Bahia (BA)
|
baiano
|
Bélgica
|
belga
|
Brasil
|
brasileiro
|
Canadá
|
canadense
|
Egito
|
egípcio
|
Espanha
|
espanhol
|
Espírito Santo (ES)
|
espírito-santense
ou
|
capixaba
|
|
Florianópolis
|
florianopolitano
|
Guatemala
|
guatemalteco
|
Inglaterra
|
inglês
|
Itália
|
italiano
|
Japão
|
japonês
|
Noruega
|
norueguês
|
Portugal
|
português
|
Salvador
|
salvadorense ou
|
soteropolitano
|
|
Santa
Catarina (SC)
|
catarinense
|
São Paulo
(cidade)
|
paulistano
|
São Paulo (SP)
|
paulista
|
Locução adjetiva
Locução adjetiva é a expressão
formada por palavras que desempenham a mesma função do adjetivo.
Exemplos: dia de chuva (dia chuvoso)
carne de boi (carne bovina)

Conheça algumas locuções
adjetivas.
Nem sempre, no entanto, haverá um adjetivo que corresponda à locução ajetiva. Veja:
chuva da manhã
chuva - matinal
estrela da madrugada - estrela?
Locuções Adjetivos
atividades dos alunos - atividade discente
beleza de anjo - beleza angelical
exame da boca - exame bucal
travessura de criança - travessura infantil / pueril
acordo de irmão - acordo fraternal / fraterno
pedra da Lua - pedra lunar
turna da tarde - turno vespertino
Praticando

Circule os adjetivos das frases a
seguir.
a) Uma menina gentil, bonita e educada.
b) A árvore frondosa dá frutos deliciosos.
c) O homem é trabalhador, pobre e caridoso.
d) Rita é uma menina travessa e brincalhona.
Forme frase dando três características para a
imagem.
Agora clique em cima das frases para assistir os vídeos!
Agora clique em cima das frases para assistir os vídeos!
ORIENTAÇÕES GERAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO EM TEMPOS DE QUARENTENA 2020
Estamos vivendo um momento único e, por isso, é importante que estejamos unidos e focados em buscar soluções para enfrentar o surto de Covid-19. A Educação tem um papel importante neste processo por ser um caminho potente para conscientização da sociedade, especialmente das crianças e jovens.
1. TRILHAS DA APRENDIZAGEM
2. CRIAÇÃO DO EMAIL INSTITUCIONAL E ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM (GOOGLE SALA DE AULA)
3. CADASTRO DE ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO
Comentários