Postagens

Experimento de Ciências sobre a existência do ar

Imagem
Os alunos do 4° ano estão estudando o processo de fotossíntese, realizado pelas plantas, e com isso, entenderam a importância da atmosfera nesse processo. Para verificarem a existência do ar, realizamos uma experiência com bexigas. Usamos um funil, uma bexiga e uma bacia com água. Prendemos a bexiga no bico do funil, e mergulhamos a outra ponta dentro de uma bacia com água. O ar que estava dentro do funil, se deslocou para dentro dá bexiga, fazendo com que a mesma se movimentasse.

Apresentação do trabalho da RP durante a Jeif do horário da noite

Imagem
A professora Lucimara responsável pela recuperação paralela em língua portuguesa apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido nesse ano. Ela detalhou com riqueza a organização que faz desde o registro, o acompanhamento individualizado dos alunos , formas de avaliação  e as dificuldades encontradas para o atendimento.

Grêmio Estudantil Ariano Suassuna visita o Itaú Cultural

Imagem
As professoras Lúcia de história, Cibele de Geografia e Ana Alice de matemática , acompanharam os alunos integrantes do grêmio estudantil numa visita monitorada no Itaú Cultural.

Nota de falecimento

Imagem
O Velório será dia 23/03/17 das 21h às 24h no Cemitério Vila Euclides Praça da Saudade , 01 Jd do Mar SBC

Pega-pega Ecológico

Imagem
A professora Joseane de ciências realizou a atividade denominada Pega-Pega Ecológico. O que o aluno poderá aprender com esta aula?  Identificar o que são interações ecológicas, os tipos, e como podem ocorrer. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Conceitos básicos de ecologia: ecossistemas, fatores biótico e abióticos, ciclos biogequímicos; Conceitos básicos de zoologia, microbiologia e botânica. A partir destas indagações iniciais é possível introduzir o conceito do que é interação ecológica e quais os tipos que podemos encontrar. Deve-se então explicar as diferenças de relações intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas. É desejável que, na abordagem de tais conceitos, os exemplos de cada interação não sejam meramente expostos, mas sim que os alunos sejam instigados a associá-los com as imagens previamente mostradas. Seguindo a aula, é possível iniciar o detalhamento de cada tipo de relação ecológica, sendo que para a primeira aula devem s