6 - CIDADE CEU - Inclusão


CIDADE CEU – Informação, Conhecimento e Moradia.

Este projeto tem como ponto principal discutir com a juventude e constituir meios de participação política em relação à problemática habitacional no entorno do CEU Alvarenga, que se localiza na zona sul da cidade de São Paulo, mais especificamente nos distritos de Pedreira/Cidade Ademar, em lugares como: Apurá, Balneário São Francisco, Comunidade da Fumaça, Doroteia, Missionária e Santa Amélia.   A partir da análise da história do lugar e de seus habitantes e da verificação da situação das moradias próximas da escola, para entender o desenvolvimento da zona sul, pretendemos promover o monitoramento do espaço através de uma cartografia social, visando criticar e colaborar com as políticas públicas da região, na perspectiva da afirmação do direito à Cidade para todos.


INCLUSÃO

Adorei a visita que as colegas fizeram na minha casa. Eu só tenho a agradecer os colegas e professores por tudo o que eu estou estudando e aprendendo. Foi muito especial poder participar do estudo no Condomínio Espanha.

Katia Helen Silva Souza (aluna do 8ºano, deficiente física)


O vídeo que foi feito com a minha filha, no projeto do 8º ano, falando sobre a inclusão e a rotina de uma pessoa com deficiência foi uma oportunidade de mostrar uma realidade que a gente vive, de um jeito muito solitário. Nossa família em São Paulo é bem pequena, somente meu marido e meus filhos. Viemos para cá para a Kátia ter um tratamento médico e fazer terapias que ajudem no seu desenvolvimento. Mas não é fácil conseguir essa ajuda e a gente se vê sozinho, sem a família para compartilhar. Com esse projeto eu pude ir com a Kátia no Condomínio Ávila e nós aprendemos muita coisa. A gente viu que precisamos lutar muito para ter os nossos direitos e isso dá força para continuar lutando pelos direitos da Katia também.

Fabiane Aquino (mãe da Katia Helen)


Quando o estudante com deficiência é de fato incluído nas atividades escolares e sobretudo dentro das aulas de Educação Física, ele consegue perceber que movimentar-se é um ato de liberdade e encorajamento para romper diversas barreiras e fronteiras que lhe são impostas. O movimento é uma das linguagens que permite ao estudante acreditar em sua emancipação, e a limitação física não o impede de realizar tudo que deseja. O professor é desafiado diariamente a oportunizar práticas esportivas, rever conceitos e teorias e fazer adaptações curriculares para garantir a participação de todos e muitas vezes provocar a reflexão sobre valores, como respeito e empatia. Cabe à escola contribuir para a formação de cidadãos que consigam se enxergar como sujeitos de direitos, empoderados e engajados na luta para que a legislação referente à pessoa com deficiência seja cumprida.

                                                                       Professora Talita Ponso de Jesus (Educação Física)


A questão da acessibilidade é omitida ou, na maioria dos casos, simplesmente ignorada em espaços públicos e mesmo em espaços privados. Embora muito recentemente os espaços públicos já sejam concebidos com equipamentos destinados ao cumprimento de exigências como rampas de acesso, pisos táteis e elevadores, é comum encontrarmos locais onde não funcionam ou estão temporariamente desativados por falta de manutenção.
Percebemos tais ocorrências em algumas cenas do vídeo, onde nossa aluna é privada de sua autonomia e até mesmo da simples realização de atividades cotidianas por conta da ausência de equipamentos que atendam às pessoas com deficiência, em sua casa repleta de escadas, corredores estreitos e móveis não adaptados ou ao pequeno espaço público desprovido de qualquer atividade ou aparelho instalado para esse fim.

Professor Genario  Gomes de Sousa (Geografia)


Este pequeno documentário, realizado por alunos (as) e professores (as) do 8º ano, trata da questão da inclusão, ou seja, do direito ao acesso de modo igualitário ao sistema de ensino e à participação na vida social que toda a pessoa com qualquer tipo de deficiência deve ter. Retratando o cotidiano da nossa aluna Katia Helen e de sua família, destacamos a situação da moradia alugada (paga com recursos integrais do benefício assistencial fornecido pelo INSS) que não possui condições de acessibilidade. As dificuldades e obstáculos enfrentados no espaço privado (casa) e no acesso aos espaços públicos (escola, ruas, equipamentos públicos) mostram os enormes desafios que envolvem a garantia de uma vida digna e o direito à cidade para todas as pessoas com deficiência.

Professora Tania Maria Uehara Alves (Geografia)


Duração: 8min 38






Vôlei sentado - Modalidade Paralímpica



Revisão: Professor Ademar Degasperi (Língua Portuguesa)
Publicação: Professora Credelania Aparecida Ferreira Mendes (Orientadora de Informática Educativa)





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