6 - CIDADE CEU - Inclusão
CIDADE CEU – Informação,
Conhecimento e Moradia.
Este
projeto tem como ponto principal discutir com a juventude e constituir meios de
participação política em relação à problemática habitacional no entorno do CEU
Alvarenga, que se localiza na zona sul da cidade de São Paulo, mais
especificamente nos distritos de Pedreira/Cidade Ademar, em lugares como: Apurá,
Balneário São Francisco, Comunidade da Fumaça, Doroteia, Missionária e Santa
Amélia. A partir da análise da história
do lugar e de seus habitantes e da verificação da situação das moradias
próximas da escola, para entender o desenvolvimento da zona sul, pretendemos
promover o monitoramento do espaço através de uma cartografia social, visando
criticar e colaborar com as políticas públicas da região, na perspectiva da
afirmação do direito à Cidade para todos.
INCLUSÃO
Adorei a visita que as colegas
fizeram na minha casa. Eu só tenho a agradecer os colegas e professores por
tudo o que eu estou estudando e aprendendo. Foi muito especial poder participar
do estudo no Condomínio Espanha.
Katia Helen Silva Souza
(aluna do 8ºano, deficiente física)
O vídeo que foi feito com a minha
filha, no projeto do 8º ano, falando sobre a inclusão e a rotina de uma pessoa
com deficiência foi uma oportunidade de mostrar uma realidade que a gente vive,
de um jeito muito solitário. Nossa família em São Paulo é bem pequena, somente
meu marido e meus filhos. Viemos para cá para a Kátia ter um tratamento médico
e fazer terapias que ajudem no seu desenvolvimento. Mas não é fácil conseguir
essa ajuda e a gente se vê sozinho, sem a família para compartilhar. Com esse
projeto eu pude ir com a Kátia no Condomínio Ávila e nós aprendemos muita
coisa. A gente viu que precisamos lutar muito para ter os nossos direitos e
isso dá força para continuar lutando pelos direitos da Katia também.
Fabiane Aquino (mãe da
Katia Helen)
Quando o estudante com deficiência é de fato incluído nas atividades
escolares e sobretudo dentro das aulas de Educação Física, ele consegue
perceber que movimentar-se é um ato de liberdade e encorajamento para romper
diversas barreiras e fronteiras que lhe são impostas. O movimento é uma das linguagens que permite ao estudante acreditar
em sua emancipação, e a limitação física não o impede de realizar tudo que
deseja. O professor é desafiado diariamente a oportunizar práticas
esportivas, rever conceitos e teorias e fazer adaptações curriculares para
garantir a participação de todos e muitas vezes provocar a reflexão sobre
valores, como respeito e empatia. Cabe à escola contribuir para a formação de cidadãos que consigam
se enxergar como sujeitos de direitos, empoderados e engajados na luta para que
a legislação referente à pessoa com deficiência seja cumprida.
Professora
Talita Ponso de Jesus (Educação Física)
A questão da acessibilidade é
omitida ou, na maioria dos casos, simplesmente ignorada em espaços públicos e
mesmo em espaços privados. Embora muito recentemente os espaços públicos já
sejam concebidos com equipamentos destinados ao cumprimento de exigências como
rampas de acesso, pisos táteis e elevadores, é comum encontrarmos locais onde
não funcionam ou estão temporariamente desativados por falta de manutenção.
Percebemos tais ocorrências em
algumas cenas do vídeo, onde nossa aluna é privada de sua autonomia e até mesmo
da simples realização de atividades cotidianas por conta da ausência de
equipamentos que atendam às pessoas com deficiência, em sua casa repleta de
escadas, corredores estreitos e móveis não adaptados ou ao pequeno espaço
público desprovido de qualquer atividade ou aparelho instalado para esse fim.
Professor Genario Gomes de Sousa (Geografia)
Este pequeno documentário,
realizado por alunos (as) e professores (as) do 8º ano, trata da questão da inclusão, ou seja, do direito ao acesso de modo igualitário ao
sistema de ensino e à participação na vida social que toda a pessoa com qualquer tipo de deficiência deve ter. Retratando o cotidiano da nossa aluna Katia Helen e de sua família, destacamos a
situação da moradia alugada (paga
com recursos integrais do benefício assistencial fornecido pelo INSS) que não
possui condições de acessibilidade. As dificuldades e obstáculos enfrentados no espaço
privado (casa) e no acesso aos
espaços públicos (escola, ruas,
equipamentos públicos) mostram os enormes desafios que envolvem a garantia de
uma vida digna e o direito à cidade para todas as pessoas com deficiência.
Professora Tania Maria
Uehara Alves (Geografia)
Duração: 8min 38
Vôlei sentado - Modalidade Paralímpica |
Revisão: Professor Ademar
Degasperi (Língua Portuguesa)
Publicação: Professora Credelania Aparecida Ferreira Mendes
(Orientadora de Informática Educativa)
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