2 - CIDADE CEU - Residencial Espanha


CIDADE CEU – Informação, Conhecimento e Moradia.

Este projeto tem como ponto principal discutir com a juventude e constituir meios de participação política em relação à problemática habitacional no entorno do CEU Alvarenga, que se localiza na zona sul da cidade de São Paulo, mais especificamente nos distritos de Pedreira/Cidade Ademar, em lugares como: Apurá, Balneário São Francisco, Comunidade da Fumaça, Doroteia, Missionária e Santa Amélia.   A partir da análise da história do lugar e de seus habitantes e da verificação da situação das moradias próximas da escola, para entender o desenvolvimento da zona sul, pretendemos promover o monitoramento do espaço através de uma cartografia social, visando criticar e colaborar com as políticas públicas da região, na perspectiva da afirmação do direito à Cidade para todos.


PARQUE DOS BÚFALOS – JARDIM APURÁ / RESIDENCIAL ESPANHA

Área de intensa disputa entre ambientalistas e movimentos por moradia popular, a região do entorno do CEU Alvarenga acabou sendo destinada à criação do projeto do Parque dos Búfalos do Jardim Apurá e do Residencial Espanha, abrigando uma área de preservação ambiental e outra destinada à construção de habitações populares de interesse social. A represa Billings é um dos principais mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação, num terreno de 830 mil metros quadrados de área, 66% serão preservados como parque, 23% foram empregados para habitação popular (198 mil metros quadrados), 5,2% se destina para instalação de comércio, ruas e infraestrutura (44 mil metros quadrados) e 4,5% receberão a implantação de equipamentos públicos (38 mil metros quadrados).

RESIDENCIAL ESPANHA
Possui 3.860 unidades habitacionais de interesse social, erguidas em 193 prédios organizados em 14 condomínios. Desse total, já foram destinadas moradias a 3 000 famílias e 860 aguardam a mudança, prometida até o mês de outubro de 2019. Calcula-se que mais de 15 000 pessoas sejam assentadas nesse empreendimento. Tudo isso pressiona a demanda por serviços públicos e infraestrutura que garantam a mobilidade, o atendimento em saúde e educação da população. Até agora não foram construídos os equipamentos públicos previstos no projeto: os dois Centros de Educação Infantil, a EMEI, a EMEF, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inspetoria para sediar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e um Complexo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Isto sem contar as obras de duplicação das principais avenidas que dão acesso ao bairro. As áreas destinadas à consolidação do comércio local também estão praticamente vazias em boa parte do empreendimento, no qual podem ser observadas barracas de venda de ambulantes.
O empreendimento atende famílias removidas de áreas destinadas a obras públicas para urbanização e infraestrutura, além daquelas que viviam em áreas de risco e de recuperação ambiental. As famílias reassentadas vêm de comunidades internas à Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Reservatório Billings. Sendo aproximadamente 70% das famílias originárias da Cidade Ademar e 30% oriundas da Capela do Socorro.

Professora Tania Maria Uehara Alves (Geografia)






TRABALHO DE CAMPO 2: RESIDENCIAL ESPANHA

Fiquei muito feliz em participar do projeto. Foi muito importante poder falar sobre o preconceito contra quem mora na favela, pois muitos nos consideram bandidos ou pessoas que fazem o mal. Percebi que, quando falei da minha experiência, como era o antes e o agora, com a moradia digna, os olhinhos dos alunos estavam deslumbrados. Mostrar a minha nova casa foi uma satisfação. Só tenho a agradecer este momento.
      
Débora Nunes, mãe de alunos do CEU e líder comunitária (moradora há nove meses no Residencial Espanha, vinda da Cidade Júlia – Cidade Ademar)

Essa experiência foi muito boa, pois só sabendo como as pessoas vivem é que vamos trazer consciência para as crianças sobre a realidade da moradia. Hoje em dia cada um só se preocupa consigo mesmo, com a sua própria vida, mas a escola está fazendo os alunos se preocuparem com o próximo. Fiquei muito feliz em receber  todos na minha casa.

       Aline Firmino Vieira (líder comunitária, moradora há 9 meses no Residencial Espanha, vinda do Cantinho do Céu – Capela do Socorro)


Gostei muito de compartilhar com os alunos do CEU a nossa experiência e percebi a emoção em cada um.  Vi um olhar de felicidade e de esperança. Alguns alunos que moram aqui nos procuraram e disseram que gostariam que o condomínio deles fosse como o Ávila, com essa participação da comunidade e a organização que temos. Tudo o que conquistamos vindo para cá... o direito de ir e vir, o endereço... a dignidade! Queremos que todos possam conquistar!

         Edna Ferreira da Costa (líder comunitária, moradora há 9 meses no Residencial Espanha, vinda da Vila Missionária)

Com a finalidade de apresentar, ampliar e aprofundar conhecimentos sobre a comunidade em que se insere a nossa escola, pelas experiências vivenciadas no Parque dos Búfalos e no Residencial Espanha, realizamos com os alunos atividades externas, vinculadas aos vários componentes curriculares relativos aos alunos dos 7ºs e 8ºs anos. Vale lembrar que as visitas contaram antes com atividades planejadas pelos professores e realizadas por todos os alunos em classe, que incluem projetos de pesquisa, leitura de textos e imagens e atividades práticas. Assim, as propostas pedagógicas vivenciadas pelos estudantes proporcionam o exercício de um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade em que eles vivem. Neste sentido, a proposta teve como um dos seus objetivos, promover nos alunos uma postura de pesquisador, uma vez que lançam mão de hipóteses, coletam e registram dados, interpretam-nos e realizam registros como entrevistas com moradores, construção de tabelas e gráficos, esquemas, vídeos, fotografias, desenhos. 

Robson Antonio da Silva ( Diretor de Escola)

Este pequeno documentário, realizado por alunos (as) e professores (as) do 8º ano, registra o trabalho de campo realizado no Residencial Espanha, nos dias 9 e 10 de agosto de 2019. Abrange a saída a campo, realizada a pé, partindo da área de mata secundária no entorno do CEU Alvarenga, passando pelo espaço destinado ao Parque dos Búfalos, a faixa de transição reservada à preservação das nascentes e matas ciliares que abastecem a represa Billings até o Condomínio Ávila - primeira área de assentamento no empreendimento de moradias populares. Dentro do condomínio, moradoras e mães de alunos do CEU e lideranças na comunidade apresentam o condomínio e suas casas, contando as histórias de vida.  Falam dos problemas enfrentados em seu lugar de origem, da vida comunitária, da luta contra os preconceitos e dificuldades para viver com dignidade e exercer seu direito à Cidade.

                                                                                                                   Duração: 24 min 32



Revisão: Professor Ademar Degasperi (Língua Portuguesa)
Publicação: Professora Credelania Aparecida Ferreira Mendes (Orientadora de Informática Educativa)

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